TERAPIAS HOLÍSTICAS
Reiki
É uma técnica de cura oriental que se caracteriza pela transmissão de energia principalmente através das mãos, utilizando yantras (símbolos) e mantras (sons específicos). É uma técnica que favorece a restauração da saúde, a reposição energética e a harmonização interior. Muito fácil de ser aprendida, é acessível a qualquer pessoa, independente de cultura, grau de instrução, idade ou crenças religiosas. Reiki não é uma religião nem esta filiado à nenhuma, não envolve doutrinas nem crenças.
Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal. Rei significa Universal e refere-se à parte espiritual, à essência cósmica, que permeia todas as coisas e lugares. Ki é a Energia Vital Individual que está em nós e nos mantém vivos. Flui em todo o nosso sistema orgânico. Conhecida também como Chi, Prana. Está no ar que respiramos, sendo mais intensa durante o dia.
Quando a energia Ki está escassa temos a condição de doença, e quando ela deixa o corpo, este também deixa a vida.
A Energia Reiki é o encontro dessas duas forças (Rei + Ki). Ao nos abastecermos da Energia Reiki estamos harmonizando e fortalecendo nosso poder natural de nos auto curarmos, entendendo-se por cura, não um processo de eliminação de doenças, mas um estado de equilíbrio, que afasta e previne as doenças, tornando-nos seres mais saudáveis e integrados.
Apesar de muito antigo, foi apenas no século XIX que, no Japão, foi redescoberto pelo Dr. Mikao Usui e exposto ao mundo. Hoje, o Reiki é um processo reconhecido internacionalmente pela sua eficácia.
Terapia Floral
Essência floral é a impressão, captada pela água, dos potenciais de cura de uma determinada planta. As flores, no seu auge de florescência, transmitem para a água, onde são colocadas, a informação da sua virtude característica, com o objetivo principal de proporcionar harmonia aos seres e aos seus ambientes. ( texto baseado no site da empresa Essências Florais)
Quais os sistemas Florais que existem?
Tudo começou com o Dr. Edward Bach, que inspirou muitos pesquisadores da atualidade a criar outros sistemas florais em diversas partes do planeta. Dentre esses sistemas alguns foram pesquisados seguindo critérios científicos e por isso atualmente são os mais utilizados:
Florais de Bach (Inglaterra),– Florais da Califórnia (EUA),– Essências Florais do Bush Australiano (Austrália) ,– Florais de Minas (Brasil),– Florais Filhas de Gaia (Brasil) , Florais do Deserto (Arizona- EUA) , Florais do Sul (Brasil).
Cromoterapia
A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
Acupuntura
É um ramo da medicina tradicional chinesa. O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. O leque de opções do acupunturista, entretanto, costuma ser bem mais amplo, podendo-se estimular os acupontos e meridianos com os dedos (do in), moedas, pentes de osso ou de jade (gua sha), ventosas (ventosaterapia), massagens (tui na) e outras técnicas, como por exemplo a sangria.
Essa ação provoca “a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes: analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular; além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas”. Como o ponto forte da acupuntura é a prevenção de doenças e ela não tem contraindicação, muitas pessoas se submetem à prática visando apenas ao bem-estar e ao equilíbrio.
Reflexologia Podal
Conhecida também como Reflexoterapia, a Reflexologia Podal é uma terapia complementar que se utiliza da manipulação dos pés, através de estimulação em pontos precisos (pontos reflexos) encontrados em zonas específicas dos pés para tratamento de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.
Esta terapia parte do principio que todo nosso corpo está representado na zona dos pés. Ponto reflexo nada mais é que concentrações de terminações nervosas. E quando estas terminações são estimuladas através de uma pressão local, uma área do corpo correspondente ao ponto pode ser beneficiada por tal estimulo. Com esta técnica é possível ativar os processos curativos do próprio corpo.