Vamos entender um pouco sobre os fundamentos dos pontos cantados?
Os cânticos criam no ambiente uma atmosfera de intensa radiação magnética, pois concentram na psicosfera do ambiente, as energias de todos os presentes.
Sendo assim, os pontos também são verdadeiras determinações de magia, onde movimentamos forças afins com o trabalho, além de direcionarmos essa energia para algum trabalho específico a ser realizado, como, por exemplo, os pontos de corte de demanda, os para trabalhos de cura, etc.
E os atabaques?
A curimba torna- se um verdadeiro polo irradiador de vibrações e forças que são direcionadas para o bem do trabalho. Os instrumentos de percussão criam verdadeiras ondas diluidoras e desagregadoras de energias, formas pensamentos negativas e às vezes até chegam a realizar uma desobsessão.
Na parte mediúnica o uso de atabaques também é extremamente positivo, pois além de aumentar o efeito de concentração do ponto cantado, também atuam diretamente sobre os chacras dos médiuns, sobre sua aura, auxiliando a incorporação, além de as "batidas" compassadas atuarem nas ondas cerebrais as influenciando e levando a estados alterados de consciência. Os xamãs de todo mundo utilizam- se de tambores com essa finalidade.
Umbanda tem fundamento!
Referência Bibliográfica: Escola de curimba: http://www.aldeiadecaboclos.com.br/